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AIRBAG

Aumenta a segurança em caso de colisões frontais e reduz os efeitos do impacto para o piloto. A Honda GL 1800 Gold Wing é a primeira moto do mundo a ter o sistema de airbag (SRS).
ARREFECIMENTO LÍQUIDO

Nesse tipo de arrefecimento, ocorre a circulação de líquido de arrefecimento em galerias ao redor dos cilindros e das câmaras de combustão no cabeçote por meio de uma bomba d’água. Após retirar calor do motor, o líquido passa pelo radiador, é resfriado pela ação do ar e retorna para o interior do motor.
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ARREFECIMENTO A AR

Esse tipo de arrefecimento conta com o ar atmosférico, que atinge o motor quando a motocicleta está em movimento. As partes do motor que necessitam de resfriamento, como cabeçote e cilindro, possuem aletas de dissipação, que aumentam a área de troca de calor com o ar.
BATERIA

A bateria é um acumulador de energia que fornece corrente elétrica para a partida e alimenta os circuitos elétricos da motocicleta.
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EMBREAGEM

Por meio do atrito de discos banhados em óleo, a embreagem conduz o movimento do motor para a transmissão, permitindo, assim, que a motocicleta inicie o seu movimento. Além disso, ela auxilia na mudança de marchas e evita que o motor desligue quando a motocicleta está parada e engrenada.

EMBREAGEM CENTRÍFUGA



É constituída por um conjunto de sapatas que fica dentro de um cubo conectado ao motor e a um pacote de embreagem convencional. Com a força centrífuga (aumento da rotação do motor), as sapatas são forçadas contra a parede interna do cubo, que transmite o movimento de rotação ao pacote de embreagem convencional e deste para a transmissão.

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ESCAPAMENTO

A função do escapamento é expelir os gases da combustão do motor.
FILTRO DE AR

O filtro de ar retém partículas e impurezas do ar que é aspirado pelo motor, melhorando o desempenho e o consumo de combustível, além de evitar possíveis danos aos componentes internos.
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FREIO A DISCO DIANTEIRO

O freio a disco dianteiro é acionado hidraulicamente pelo manete de freio. Por meio deste, o fluido de freio é bombeado a todo o sistema, forçando as sapatas contra o disco para reduzir o movimento da roda.
FREIO A TAMBOR TRASEIRO

Composto de tambor, sapatas, pistões e molas de retorno, o freio a tambor traseiro é muito utilizado em motos de baixas cilindradas e possui melhor custo-benefício.
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FREIO ABS

O sistema ABS evita o travamento das rodas sempre que houver necessidade de frenagens abruptas, proporcionando mais segurança aos motociclistas.
INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL

Todas as motocicletas Honda utilizam o sistema PGM-FI de injeção eletrônica de combustível, garantindo o máximo rendimento com o menor consumo de combustível e a redução na emissão de poluentes.
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SENSOR DE INCLINAÇÃO DO CHASSI (BAS)

Sempre que a inclinação da moto exceder 55º (± 5°), esse sensor de segurança envia um sinal para o ECM, que corta o fluxo de combustível, desligando o motor.
SISTEMA HESD

O HESD é um sistema de amortecimento de direção regulado eletronicamente. Ele foi desenvolvido para controlar as reações do guidão de acordo com a velocidade da motocicleta, proporcionando mais estabilidade e segurança ao piloto.
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SISTEMA HISS

Com esse sistema, só é possível dar a partida do motor por meio da chave de ignição codificada e registrada no ECM, o que ajuda na proteção e prevenção contra furtos de motocicletas.
SISTEMA DE CONTROLE DE EMISSÕES

A válvula PAIR presente nesse sistema realiza o envio de ar filtrado para a saída da câmara de combustão, diminuindo a emissão de gases nocivos.
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SUSPENSÃO

A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo, permitindo a estabilidade da moto e um maior controle na direção, além de proporcionar mais conforto tanto ao piloto quanto ao passageiro.
SUSPENSÃO DIANTEIRA TELESCÓPIA

O sistema de suspensão dianteira telescópica pode ser de simples ou de dupla ação. Ele atua para conter as forças indesejadas da mola, atenuando os esforços de retorno, a fim de controlar a sua oscilação, dar mais segurança ao piloto e melhorar o desempenho da motocicleta.
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SUSPENSÃO UPSIDE DOWN

Encontrada em motocicletas de grandes cilindradas, esse tipo de suspensão possui o amortecedor dentro do cartucho. O sistema controla o amortecimento e permite que sejam construídas diversas configurações para proporcionar ao motociclista maior conforto e adaptar a sua moto às condições do terreno.
SUSPENSÃO TRASEIRA PRO-LINK

Essa suspensão é bem suave em seu curso inicial, ideal para absorver pequenas irregularidades do terreno, bem como proporciona uma maior resistência para evitar que a roda não perca o contato com o solo na compressão total, quando um obstáculo maior é encontrado.
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TRANSMISSÃO FINAL POR EIXO CARDÃ

Nesse sistema, a potência do motor é transmitida para a roda traseira por meio de um eixo, utilizando um mecanismo de amortecimento na linha da transmissão final. Isso absorve o impacto gerado durante a aceleração e desaceleração, proporcionando arranques e paradas suaves.
TRANSMISSÃO FINAL POR CORRENTE

A transmissão final por corrente é composta de pinhão, corrente e coroa, sendo a mais utilizada nas motocicletas. Essa configuração oferece disposição para trabalhar com altas velocidades.
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TRANSMISSÃO FINAL POR CORREIA (CVT)

Comum em scooters, esse sistema é utilizado nos modelos com transmissão CVT e traz muitas vantagens, como distribuição de força do motor para a roda de maneira gradativa, baixo ruído, baixa manutenção e fácil pilotagem, além de dispensar sistemas convencionais de embreagem.
VELAS DE IGNIÇÃO

Responsáveis por iniciar a queima de combustível no motor, as velas de ignição permitem uma partida segura a frio e o bom funcionamento do motor durante a aceleração e em plena potência.
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VÁLVULAS E COMANDOS

As válvulas permitem a entrada de ar e combustível dentro do motor, bem como expelem os gases da combustão pelo escapamento. Elas abrem e fecham por meio do comando de válvulas em intervalos específicos.
AIRBAG
Aumenta a segurança em caso de colisões frontais e reduz os efeitos do impacto para o piloto. A Honda GL 1800 Gold Wing é a primeira moto do mundo a ter o sistema de airbag (SRS).
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ARREFECIMENTO LÍQUIDO
Nesse tipo de arrefecimento, ocorre a circulação de líquido de arrefecimento em galerias ao redor dos cilindros e das câmaras de combustão no cabeçote por meio de uma bomba d’água. Após retirar calor do motor, o líquido passa pelo radiador, é resfriado pela ação do ar e retorna para o interior do motor.
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ARREFECIMENTO A AR
Esse tipo de arrefecimento conta com o ar atmosférico, que atinge o motor quando a motocicleta está em movimento. As partes do motor que necessitam de resfriamento, como cabeçote e cilindro, possuem aletas de dissipação, que aumentam a área de troca de calor com o ar.
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BATERIA
A bateria é um acumulador de energia que fornece corrente elétrica para a partida e alimenta os circuitos elétricos da motocicleta.
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EMBREAGEM
Por meio do atrito de discos banhados em óleo, a embreagem conduz o movimento do motor para a transmissão, permitindo, assim, que a motocicleta inicie o seu movimento. Além disso, ela auxilia na mudança de marchas e evita que o motor desligue quando a motocicleta está parada e engrenada.
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EMBREAGEM CENTRÍFUGA
É constituída por um conjunto de sapatas que fica dentro de um cubo conectado ao motor e a um pacote de embreagem convencional. Com a força centrífuga (aumento da rotação do motor), as sapatas são forçadas contra a parede interna do cubo, que transmite o movimento de rotação ao pacote de embreagem convencional e deste para a transmissão.
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ESCAPAMENTO
A função do escapamento é expelir os gases da combustão do motor.
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FILTRO DE AR
O filtro de ar retém partículas e impurezas do ar que é aspirado pelo motor, melhorando o desempenho e o consumo de combustível, além de evitar possíveis danos aos componentes internos.
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FREIO A DISCO DIANTEIRO
O freio a disco dianteiro é acionado hidraulicamente pelo manete de freio. Por meio deste, o fluido de freio é bombeado a todo o sistema, forçando as sapatas contra o disco para reduzir o movimento da roda.
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FREIO A TAMBOR TRASEIRO
Composto de tambor, sapatas, pistões e molas de retorno, o freio a tambor traseiro é muito utilizado em motos de baixas cilindradas e possui melhor custo-benefício.
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FREIO ABS
O sistema ABS evita o travamento das rodas sempre que houver necessidade de frenagens abruptas, proporcionando mais segurança aos motociclistas.
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INJEÇÃO ELETRÔNICA DE COMBUSTÍVEL
Todas as motocicletas Honda utilizam o sistema PGM-FI de injeção eletrônica de combustível, garantindo o máximo rendimento com o menor consumo de combustível e a redução na emissão de poluentes.
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SENSOR DE INCLINAÇÃO DO CHASSI (BAS)
Sempre que a inclinação da moto exceder 55º (± 5°), esse sensor de segurança envia um sinal para o ECM, que corta o fluxo de combustível, desligando o motor.
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SISTEMA HESD
O HESD é um sistema de amortecimento de direção regulado eletronicamente. Ele foi desenvolvido para controlar as reações do guidão de acordo com a velocidade da motocicleta, proporcionando mais estabilidade e segurança ao piloto.
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SISTEMA HISS
Com esse sistema, só é possível dar a partida do motor por meio da chave de ignição codificada e registrada no ECM, o que ajuda na proteção e prevenção contra furtos de motocicletas.
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SISTEMA DE CONTROLE DE EMISSÕES
A válvula PAIR presente nesse sistema realiza o envio de ar filtrado para a saída da câmara de combustão, diminuindo a emissão de gases nocivos.
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SUSPENSÃO
A suspensão é responsável por absorver as irregularidades do solo, permitindo a estabilidade da moto e um maior controle na direção, além de proporcionar mais conforto tanto ao piloto quanto ao passageiro.
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SUSPENSÃO DIANTEIRA TELESCÓPIA
O sistema de suspensão dianteira telescópica pode ser de simples ou de dupla ação. Ele atua para conter as forças indesejadas da mola, atenuando os esforços de retorno, a fim de controlar a sua oscilação, dar mais segurança ao piloto e melhorar o desempenho da motocicleta.
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SUSPENSÃO UPSIDE DOWN
Encontrada em motocicletas de grandes cilindradas, esse tipo de suspensão possui o amortecedor dentro do cartucho. O sistema controla o amortecimento e permite que sejam construídas diversas configurações para proporcionar ao motociclista maior conforto e adaptar a sua moto às condições do terreno.
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SUSPENSÃO TRASEIRA PRO-LINK
Essa suspensão é bem suave em seu curso inicial, ideal para absorver pequenas irregularidades do terreno, bem como proporciona uma maior resistência para evitar que a roda não perca o contato com o solo na compressão total, quando um obstáculo maior é encontrado.
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TRANSMISSÃO FINAL POR EIXO CARDÃ
Nesse sistema, a potência do motor é transmitida para a roda traseira por meio de um eixo, utilizando um mecanismo de amortecimento na linha da transmissão final. Isso absorve o impacto gerado durante a aceleração e desaceleração, proporcionando arranques e paradas suaves.
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TRANSMISSÃO FINAL POR CORRENTE
A transmissão final por corrente é composta de pinhão, corrente e coroa, sendo a mais utilizada nas motocicletas. Essa configuração oferece disposição para trabalhar com altas velocidades.
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Comum em scooters, esse sistema é utilizado nos modelos com transmissão CVT e traz muitas vantagens, como distribuição de força do motor para a roda de maneira gradativa, baixo ruído, baixa manutenção e fácil pilotagem, além de dispensar sistemas convencionais de embreagem.
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